O que é língua?
A língua é um sistema programado em nosso cérebro que estabelece a relação entre os esquemas mentais que formam nossa compreensão do mundo e um código que representa de maneira perceptível aos sentidos. Esse sistema é de alta complexidade,quando se fala em língua,entramos em regras de pronuncia, formação de palavras de formação de frases, de relacionamentos das formas com seus significados, itens léxicos, expressões idiomáticas e clichês.
Acredita-se que o sistema é inato, pois todas as línguas parecem seguir determinadas linhas, ou seja, não encontramos tudo o que seria possível, mas apenas algumas das possibilidades.
Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é a manifestação exterior da capacidade humana chamada linguagem, mas o termo linguagem também é aplicado a outros sistemas que não são propriamente chamados de línguas, como sinais de transito e a linguagem das abelhas.
Linguagem é um conceito muito mais amplo que língua, qualquer sociedade só poderia funcionar através do uso intensivo da linguagem.
A língua falada por um povo é parte da imagem que esse povo tem de si mesmo, é até mesmo mais significativa do que as unidades políticas em que o povo se organiza.
Assim um mexicano, por exemplo, se sente culturalmente mais próximo de um espanhol ou de um uruguaio do que de seus visinhos americanos falantes de inglês.
Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
Entre língua e pensamento certamente há. A língua além de ser um instrumento de comunicação é também um instrumento de pensamento, ou seja, podemos utilizar a língua para pensar, Perini acredita que a língua influencia na compreensão de mundo do falante.
Quanto aos vínculos entre língua e cultura, podemos dizer que existem, pois a cultura inclui manifestações de base linguística, como literatura oral e escrita, o humor, as formulas rituais para diversas ocasiões da vida e todas são marcadas por expressões lingüísticas especiais.
A linguagem tem sujeito?
Não compreendendo a pergunta, Perini pediu que o entrevistador definisse direito o que se entende por sujeito.
O que é linguística?
A linguística é uma tentativa de descrever um fenômeno mistérios: como uma pessoa pode se comunicar por sinais e códigos, em outras palavras, lingüística é o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem.
A lingüística estuda também a evolução histórica das línguas, as variantes que a língua mostra pelas diferentes classes sociais, a regionalidade, o processo de aquisição da linguagem e outros aspectos da estrutura e do uso das línguas.
Lingüística é ciência?
A lingüística pode ser ciência dependendo da forma como a praticamos, segundo Perini a lingüística é um não-ciência, mas o problema não esta no caráter da linguística, esta na compreensão ao ver a falha em que alguns lingüistas têm do trabalho cientifico.
Para que serve a linguística?
Como toda ciência, a lingüística serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo, a lingüística na medida do possível explica os fenômenos da linguagem.
A linguística teria algum compromisso necessário com a educação?
A linguística como ciência não tem compromisso com a educação, já os linguistas, como cidadãos, devem ter grande compromisso com a educação, pois linguistas podem mostrar grande importância na área de ensino de línguas estrangeiras.
Como a lingüística se insere na pós modernidade?
Em sentido, pós-modernidade se refere a um movimento que tem como objetivo subordinar o trabalho científico a considerações de ordem teológica, com interesse de fazê-lo politicamente correto, em segundo plano parece que pós-modernidade se refere à tendência de abandonar a ideia de ciências autônomas para concentrar atenção nas áreas limítrofes, nas chamadas interfaces, negando-se às vezes a possibilidade de estabelecer limites.
Quais os desafios da lingüística para o século XXI?
Do ponto de vista teórico-metodologico, o grande desafio deve ser uma reavaliação rigorosa e impiedosa das teorias à luz dos dados da experiência. Isso implica em valorizar mais o trabalho descrito frente à elaboração de teorias e modelos de analise.
Já do ponto de vista da relação da lingüística com as áreas limítrofes,será necessária levar em conta a relevância da informação de ordem psicológica,cognitiva e sociológica para a descrição das línguas,e muito em especial para a construção da teoria.ou seja,a lingüística,tal como tantas outras disciplinas,deverá se redefinir em parte progressivamente,à medida que avança o século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário